sexta-feira, 18 de novembro de 2011

20 ANOS + CINCO de Lambuja

Com certo saudosismo ainda lembro-me de quando comecei a escutar rock brazuka. Havia uma estação de rádio que nem existe mais e que em sua programação diária tocava muita coisa boa e de qualidade. No geral roquemroll.

A maioria das letras falava de protesto, anarquia, amores e curtição. Os maiores sucessos das bandas nacionais eram executados incessantemente nas principais FM’s e mesmo assim, quase sempre eu nunca sabia o nome das tais músicas bacanas e nem quem tocava.

Somente após exatas duas décadas é que fui descobrir quem era o dono daquela voz rouca com canções “disfarçadamente” políticas e que me chamavam a atenção. Esse cara e sua banda martelaram por muito tempo minha cabeça – ancorada numa época que se recusa a esquecer.

Foi na casa de um amigo, em 2006, que ganhei um CD pirata (versão show), que continham, praticamente, todos os sucessos daquela banda até à pouco desconhecida e que, há 20 anos, me faziam parar para escutá-los quando rolava o som nas ondas das emissoras de rádio. Onde estivesse: na rua, escola, trabalho, casa de alguém, festas... Deixava de lado tudo para me sintonizar naqueles acordes e vocais. Largava cadernos, livros, atividades da empresa, diversão, e saia do ar.

De posse deste CD coletânea (ao vivo) que ganhei, fui buscar as origens dos demais álbuns, e por sorte, consegui toda a discografia em vinil nos sebos locais. Em resumo são 4 LP's. Além do único trabalho gravado ao vivo (o tal CD coletânea), que com muito empenho consegui a mídia oficial, e mais um mini-compacto.

Mas ficou um pesar. O de nunca ter tido a oportunidade de presenciar um show.

Por ironia, recebi uma surpresa vinda de um recente amigo que me informou que essa banda estaria de passagem durante as comemorações de aniversário de sua terra natal. Motivo suficiente para recolher a âncora e aportar em Itaúna/MG.

Ao acaso do destino, perdi os horários dos primeiros ônibus. E apesar de ser uma viagem relativamente pequena, aproximadamente duas horas de trajeto - por total ansiedade - achei o percurso longo.

Com todo esse reboliço, não consegui chegar a tempo para assistir a banda de abertura, mas, cheguei exatamente no início da apresentação do Hanói-Hanói e percebi que o "Jovem" dentro de mim ainda estava vibrante.

De 1986 para 2006 foi o período de espera para descobrir que “Totalmente Demais” é de autoria de Arnaldo Brandão em parceria com o músico Robério Rafael e o poeta Tavinho Paes. E de 2006 para 2011 foram mais cinco anos aguardando por um show que eu nem sabia que poderia acontecer.

Obrigado Marcos Assis e Portilho. Valeu Arnaldo Brandão e sua trupe por terem sido tão receptíveis. O show foi fodaço!

O single “A Garota do Ano” foi lançado num compacto simples em 1985 pela RCA. Este hit acabou virando trilha sonora da novela global “Um Sonho a Dois”.

Um comentário:

marcos assis disse...

valeu demais, broder!
foi uma das noites mais memoráreis de todos os tempos!