quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

EUREKA!

Sempre tem alguém me cobrando pra voltar a desenhar. Acho que descobri por que abandonei este exercício artístico ! Desenho desde os 12 anos de idade, ou será oito? Sei lá porra! Faz muito tempo. Fui inventar de ser artista de plástico em 2004 ou 2003? Deixa prá lá! Sei que daqui à 1.620 dias estarei tateando a casa dos 40 e após este árduo percurso, recordarei-me das suadas bagatelas obtidas em nome de querer acreditar ser um desenhista. Mambembe por sinal.

Não necessariamente nesta ordem mas, para começar a contabilizar a coisa toda...

Já faturei 20 reaus pela única venda de um trabalho entre 20 quadros numa exposição chulé.

Detalhe: todos os vinte em exposição eram meus. Dukaraí né?

+ 25 reaus (chorado) pela encomenda de um painel de aniversário de uma pirralha. Inicialmente era para ter sido 100 contos de reis! Mas... É a crise somada a pão duragem e à falta de reconhecimento e valorização.

Se ligaê numa outra encomenda de aniversário! Presente de subalterno para patrão. Nesta cobrei 40 reaus por uma estória ilustrada sobre a fuga de um ex-jogador de basquete cubano que veio parar no Brasil. O dito virou empresário, movimenta a moeda nacional e ainda gera emprego prá moçada operária.

Porque será que todos fogem para o Brasil?

Bem, continuando... A pessoa que encomendou o serviço até realçou que o ex-fugitivo, ops! Quero dizer ex-jogador, e bem sucedido empresário emoldurou e pendurou o trabalho artístico no escritório. Que xique!

Tai! Acho que vou me especializar em ilustrações para aniversários. Já que tá mais solicitado no mercado.

Pois é, sempre temos que manter acesa essa esperança medíocre de querer sobreviver da arte neste país fodido onde afirmam convictos que: futebol é que é arte! Põe uma bola no pé de qualquer pivete e pede prá ele marcar um golzinho mixuruca. As más línguas irão dizer que haverá grandes possibilidades dele virar artista neste ramo. Mas antes, coloque um lápis e papel na mão desse mesmo cidadão do mundo e aguarde pra ver no que vai dar! É bem provável que o lápis ele vai usar pra limpar o ouvido e o papel a bunda!

Chega de blá-blá-blá e vamos lá! Noutra empreitada mais generosa ganhei a exorbitante cifra de 114,00 limpo! Por doze ilustrações.

Porra! Me superei, hein!?

Mas peralá! Na verdade os desenhos foram avaliados por um membro do SAMG - Sindicato dos Artistas de Minas Gerais por 1200 pila$.

Só que a instituição mafio$a na qual fechei contrato ofereceu apenas 360 reaus pelas obras, junto aos impostos que recaiu sobre o infeliz aqui. No final cada trabalho saiu por 9,50. É xará, desenhista também paga imposto.

Até tentei evitar mas não teve jeito mesmo! Os tais, por alegarem serem filantrópico$, fizeram a sujeira e as porra dos impostos, inevitavelmente, caíram apenas sobre minha pele calejada.

Recordo que esta exploração trabalhista deveria ter sido publicada num projeto dum informativo sobre prevenção às drogas.

Até onde sei o informativo acabou sendo engavetado.

Num ponto foi ótimo saber disso! Porque não estava me sentido confortável em aceitar que meu nome seria associado a um caderninho católico editado poruma dita causa filantrópica de uma figa!

Resumo da ópera! 199 mangos em aproximadamente 6 anos de carreira! Um tremendo sucesso! 33 reaus por ano! 9 centavos por dia! Ulá-lá!

Agora! Em 2008 e 2009 o circuito artístico-literário me renderam mais 220,00 meréis em apenas dois anos. Isso dá uma média de 30cents por dia. Três vezes mais só prá performar e ler poesia autoral! Não é muito, mas é melhor do que encher a mão de calo de tanto rabiscar! Por isso que o Rei do Nanquim, Lourenço Mutarelli, largou os quadrinhos e migrou para a literatura. Não dá prá viver dela mas, aparentemente, uma é mais rendosa do que a outra!

SENTIU O RESSENTIMENTO!

Sem um merchan prá bancar suas idéias é o mesmo que pagar prá morrer de fome!

Vai ser artista mambembe por apenas um dia, vai!

O Transcendental
Um dos 12 trabalhos vendidos para a Instituição Mafio$a
deusejalouvado
e amémpráquem?

3 comentários:

J disse...

é foda esse mundo de traços, tragos e mais traços... é muito desgastante mas...

RICHARD RATON disse...

kkkkkkkkk e memo fi sempre tem alguem pra comer nosso rins,mastigar nossu figu,o lance e armar kkk !!

Anônimo disse...

Tinha até um projeto de lei que estava sendo votado, tipo um vale cultura, não sei como anda, kkkkkk, confie em si mesmo e se precisar estamos ai, abraços podres!!!!

P7, Jovem, Weslley!!!!!